Natureza

Dentro da área da pousada, você pode fazer caminhadas ecológicas e apreciar uma natureza sem igual. Você tem a opção de pescar em nossas lagoas ou córregos. Os peixes fritamos para você. Se você optar por exercício aquático poderá nadar em nossas piscinas naturais, andar de canoa ou remar um caiaque.

Observação de aves (Birdwatching)

O Recanto Pedra Grande está situado em uma região importante do ponto de vista ecológico, no Vale do Paranã, a 485 metros acima do nível do mar, localizado entre o Planalto Central, próximo, com altitudes acima de 1.000 metros, e a baixada de transição para a pró-Amazônia brasileira.

Estas variáveis propiciam a existência, nas terras da fazenda, de rica avifauna, permitindo a convivência de aves do planalto com várias espécies típicas das baixas altitudes. Em função desse rico potencial, resultante de muitos anos de preservação ambiental, o Recanto Pedra Grande oferece a observação de aves como a mais nova opção de lazer para os seus clientes.

Reserva da Biosfera

As reservas da biosfera estão desenhadas para enfrentar um dos maiores desafios que se apresenta a um mundo às portas do século XXI: como conservar a diversidade de plantas, animais e microrganismos que integram nossa “biosfera” e manter ecossistemas naturais saudáveis satisfazendo, ao mesmo tempo, as necessidades materiais e os desejos de um crescente número de seres humanos? Como tornar compatível a conservação de recursos biológicos com o uso sustentável dos mesmos?

A criação da reserva da biosfera supõe uma enorme tarefa, principalmente a de estabelecer um mecanismo apropriado, como, por exemplo, um comitê de gestão, para conciliar interesses conflitantes, planejar e coordenar todas as atividades que serão desenvolvidas na região. A reserva da biosfera é considerada pela UNESCO um instrumento de planejamento estratégico para combater os efeitos dos processos de degradação dos grandes ecossistemas.

A Declaração da Reserva da Biosfera do Cerrado – Fase II – em outubro de 2000, envolve especificamente o Nordeste Goiano, fechando um triângulo entre Formosa, Alto Paraíso e São Domingos. A instituição dessa Reserva da Biosfera vem privilegiar a possibilidade de conservação dos remanescentes ainda intocados de cerrado, a recuperação de áreas alteradas e de corredores ecológicos já fortemente degradados, com perdas importantes de solo e de ricas aguadas, que, em algumas regiões, vêem ameaçadas, já, a sua perenidade. Urgente preservar.

Fonte: Ibama